O que é Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)?

É uma abordagem no campo das Psicoterapias e Psicologia clínica. Trata-se de uma metodologia de terapia breve, onde o objetivo é buscar a psicoeducação do paciente, onde poderá aprender e desenvolver suas próprias técnicas para utilizar ao longo de sua trajetória, buscando a própria autonomia e qualidade de vida.

É uma linha bastante eficaz, com excelentes resultados comprovados por estudos de eficácia.

A TCC tem como foco central os processos cognitivos do paciente, como sua percepção, atenção, raciocínio e o significado que atribui às suas vivências e questões do dia a dia. Acredita-se que nossas respostas comportamentais são fortemente influenciadas por nossas cognições (pensamentos), que irão determinar como perceberemos as coisas.

Inicialmente busca o foco no aqui e agora, baseando-se na ideia de que nossos pensamentos são por nós recebidos e processados, assim afetando nossos comportamentos e reações advindas de tais pensamentos. Essas reações, na maioria das vezes nos geram emoções, que podem ser boas ou ruins.

É uma linha de tratamento que abre muitas possibilidades de atuação, aplicando-se a uma vasta quantidade de transtornos e fobias como: depressão, ansiedades, pânico, personalidade e psicoses. Pode também auxiliar em transtornos alimentares, compulsões, dependência química, além de questões familiares e de casais, onde terapeuta e paciente buscam desenvolver técnicas, mecanismos e atividades que auxiliarão na tratativa dos temas trazidos em cada sessão, bem como queixas que possam surgir oriundas do trabalho que desenvolve-se com relação a queixa principal. A relação entre paciente e terapeuta deve ser de colaboração mútua. A eficácia do tratamento se dá, em grande parte, pela qualidade desta relação.  É o bom vínculo que impulsiona o paciente a manifestar melhor os seus próprios sentimentos durante a sessão.

Não deixe de acompanhar os próximos posts onde falaremos sobre temas de grande importância para a TCC e suas relações.